english   italiano   español
 
4 June 2012
  • Imprimir   | EN| ES

    Online Content Distribution: Guia Com Os Melhores Serviços De Sindicação De Conteúdo

    Serviços de distribuição de conteúdo online permitem distribuir o seu conteúdo para outros editores online, o que melhora o seu prestígio, visibilidade e, em alguns casos, até mesmo a receita final do mês. Na verdade, estes parceiros de redistribuição de conteúdo podem ser os próprios gigantes do ramo, como o U.S.A Today, New York Times, The Washington Post, entre outros. Neste guia, você encontrará resenhas dos serviços mais interessantes de distribuição de conteúdo online disponíveis atualmente.

    distribuir_conteudo.jpg
    Crédito da foto: Roman Antoshchuk

    Apesar da abundância de fontes disponíveis na internet, e a aparente facilidade de preparação de novos conteúdos, encontrar conteúdo profissional, de alta qualidade, ainda é extremamente difícil, e mais difícil ainda de criar.

    Os serviços de distribuição de conteúdo online tentam resolver este problema, agindo como intermediários entre editores online como você e parceiros de distribuição online. O conteúdo que você produz no seu site é repassado para parceiros de distribuição relevantes que tem a liberdade de re-contextualizar o conteúdo original na maneira como veem mais adequada. Por exemplo, o U.S.A Today pode republicar um vídeo que você tenha feito para agregar mais valor a uma notícia, ou o The New York Times pode adicionar um de seus posts para fornecer mais detalhes sobre um evento específico ao vivo que você está cobrindo.

    As duas principais vantagens de sindicar o seu conteúdo são:

    1) O fato de, na maioria dos casos em que um parceiro de distribuição reproduz o conteúdo, você também receber um link para o seu site. Como você bem sabe, isso não só pode lhe trazer muito provavelmente alguns visitantes extra, mas também aumentar o seu ranking dentro das SERPs (páginas de resultados dos motores de pesquisa).

    2) A oportunidade de gerar receitas extraordinárias, quando o seu conteúdo está sendo distribuído. Isto significa que cada vez que um anúncio habilitado através de um widget contendo o seu conteúdo for publicado em um site, você ganha uma parte das receitas publicitárias. Ou se você usar um serviço como o Mochila, que funciona como um marketplace de conteúdos, sempre que um editor comprar o seu conteúdo, você ganha uma porcentagem no preço da venda.

    3) A visibilidade e prestígio a mais que a sua presença em sites de parceiros de qualidade pode gerar.

    Uma coisa com a qual você deve ter cuidado é a assinatura de acordos de exclusividade. Quando fizer isso, você é obrigado a ficar com apenas um parceiro de distribuição, e você não publicar seu conteúdo em outros sites ou através de redes de distribuição de conteúdo.

    Para você saber mais sobre distribuição de conteúdo online, preparei um quadro comparativo onde eu confronto os traços essenciais dos principais serviços de distribuição de conteúdo online do mercado. Aqui abaixo, estão critérios específicos pessoalmente selecionados para análise dos seguintes serviços:

    • Exclusividade: Distribuição restrita a um único parceiro.
    • Parceiros de distribuição de conteúdo: Folha de São Paulo, O Estado, Portal G1, etc.
    • Compensação: Receita potencial de retorno.
    • Analytics: Dados da distribuição do conteúdo.
    • Características pro: Opções incluídas nas contas pagas.

     

     

     


    Online Content Distribution Services Comparative Table

     



    Online Content Distribution: Guide To The Best Content Syndication Services



    1. Gigya



      Gigya é uma plataforma que lhe permite distribuir, controlar e rentabilizar o seu conteúdo usando widgets. Wildfire, a tecnologia proprietária utilizada por Gigya, permite que você personalize livremente o seu conteúdo e os widgets são projetados para a distribuição re-compartilhável em grandes redes de mídia social, blogs e até mesmo plataformas desktop com facilidade. Antes de inserir o widget, você poderá verificar informações demográficas e do conteúdo do site em que você está interessado em maximizar o desempenho dos seus conteúdos. Cada widget também pode ser monitorado depois de incorporado em seu painel pessoal, usando métricas em tempo real. Para rentabilizar os widgets, junte-se a uma rede de publicidade para widgets. Gigya você paga para promover os widgets em anunciantes de primeira linha. Os widgets apoiam formatos de anúncio estáticos e de rich-media. Você só paga apenas o orçamento para a instalação definido no início de sua campanha e Gigya retém uma parte das receitas que você obtém com suas campanhas publicitárias. Todas as interações, impressões e virais são gratuitos. Cada widget também permite interagir com as principais redes sociais: seus amigos entram na rede e compartilham seu conteúdo com as suas contas existentes no Google, Twitter, Facebook, MySpace e outros. Os usuários podem então conectar-se uns com os outros direto do widget, sem sair do seu site. Nenhuma lista de parceiros de distribuição de conteúdo está disponível. Gigya não retém os direitos de exclusividade para distribuir o seu conteúdo.

      http://www.gigya.com/






    2. Mochila



      Mochila é um mercado de mídia online destinado a compradores e vendedores de conteúdo. Você deve primeiro apresentar o seu pedido de aceitação da sociedade e, quando aceito, pode começar a procurar conteúdo para publicar em seu site usando um widget ou enviar conteúdo para o Mochila que os outros vão adquirir e compartilhar. Se você armazenar seu conteúdo, pode selecionar as regras de licenciamento, exibição de anúncios e opções de personalização (anúncios para ser inseridos ou anúncios veiculados pelo Mochila), e outras configurações. Aí, você obtém a sua renda através das operações de distribuição quando o seu conteúdo for publicado. Os editores online, por sua vez, poderão adquirir qualquer conteúdo distribuído gratuitamente com apoio publicitário ou compra de conteúdo a la carte, já que é possível disponibilizar seus próprios anúncios para ganhar mais receita. O conteúdo pode ser publicado ao longo de outras informações disponíveis no seu site ou usar um formato micro-site, que é construir um site inteiramente em cima de uma série de widgets para conteúdo. A análise de relatórios permite que você acompanhe o desempenho do conteúdo que comprou ou vendeu e implante campanhas publicitárias adaptadas as suas necessidades. Alguns parceiros de distribuição de conteúdo do Mochila incluem: U.S.A Today, Reuters, MSNBC, BusinessWeek, entre outros. O Mochila não prende seus parceiros com contratos de exclusividade.

      http://www.mochila.com/






    3. Clearspring



      Clearspring é uma plataforma de sindicação por widgets que ajuda a redistribuir e rentabilizar o seu conteúdo online. Depois de um registro gratuito, você pode acessar o console de gerenciamento, onde pode configurar cada aspecto de seu widget: estilo, opções de inserção, metadados, palavras-chave, backlinks e muito mais. Você também pode definir o recurso de análise para focar em seu público-alvo e monitorar o desempenho do seu conteúdo uma vez publicado e redistribuído. Clearspring lhe permite veicular anúncios dentro do seu widget (tanto textual como interativo) e até mesmo usar o widget inteiro como um anúncio interativo para a plena participação dos espectadores. Os widget geralmente são redistribuídos através de pequeno código HTML, mas usando o serviço Launchpad Clearspring, tanto você como os usuários podem evitar o uso de códigos de inserção na maioria das vezes. Os widgets são incorporáveis nos principais sites de mídia social utilizando apenas um sistema aponte e clique que automaticamente integra o widget dentro de suas páginas sociais (mais informações no site). Para melhor rentabilizar os widgets, você pode participar do programa de afiliados e fazer parcerias com sites sociais, prestadores de widgets e layouts de sites que estão ganhando dinheiro promovendo widgets, ou simplesmente publicar anúncios com os widgets de conteúdo. Clearspring não retém os direitos de exclusividade para distribuir o seu conteúdo. Nenhuma lista de parceiros de distribuição de conteúdo está disponível.

      http://www.clearspring.com/






    4. BlogBurst



      BlogBurst é um serviço de distribuição que permite a disseminação do conteúdo do seu blog para vários destinos, automaticamente. Os destinos incluem redes de mídia de celebridades e editoras como a Fox News, Reuters, McGraw-Hill, e muito mais. Você, portanto, ganha mais visibilidade e exposição do seu conteúdo e ao mesmo tempo atrai novos leitores em potencial e backlinks para o seu nicho de interesse. Os melhores bloggers são igualmente recompensados pelo conteúdo que fornecem. Calculando as impressões de um título de artigo dentro de um período, o BlogBurst faz uma lista de todos os blogueiros em um gráfico onde cada blog ganha uma remuneração fixa, dependendo da posição alcançada dentro do período. Para usar o serviço, você precisa respeitar as diretrizes do BlogBurst que exigem a publicação de feeds RSS completa, não disponibiliza anúncios nos feeds, produzir conteúdo familiar, evitar erros de digitação, posta, pelo menos, numa base semanal, e muito mais (orientações detalhadas disponíveis no site). A partir do seu painel, você pode acompanhar em tempo real as impressões dos seus títulos, clique e outras métricas. O BlogBurst é gratuito, mas não indica claramente o acordo em torno do programa de partilha de receitas e do que a empresa faz com o dinheiro gerado pelo seu conteúdo. Seu conteúdo não é para uso exclusivo do BlogBurst.

      http://www.blogburst.com/






    5. Daylife



      Daylife é uma rede de agregação de conteúdo on-line e uma plataforma de distribuição. O Daylife puxa conteúdo de milhares de fontes populares online (além dos seus próprios arquivos), analisa o conteúdo e, em seguida, distribui informações relevantes para o seu site em vários formatos (textos, referências, imagens, vídeo, feeds do Twitter, etc.). Com o conteúdo que distribui no Daylife, você pode até mesmo criar novas páginas inteiras, seções e sites inteiros compostos de conteúdo relevante, fresquinho, para dar mais profundidade sobre qualquer assunto, sempre mantendo o controle editorial completo. Alguns dos parceiros de distribuição de conteúdo incluem: U.S.A Today, Sky News, Newsweek, The Washington Post e muitos outros. Diferentes soluções estão disponíveis para as editores, grandes e pequenos, como APIs personalizáveis, janelas online, janelas interativas, widgets incorporáveis ou do tipo aponte e clique que você pode personalizar e adicionar ao seu web site. O serviço também permite integrar os anúncios dentro do conteúdo, para gerar receita, criando mais oportunidades através de clicks nos links para seu site. Não disponibiliza analytics. Daylife agrega todo o conteúdo servido para cumprir as diretrizes do Google, para que a empresa não retenha quaisquer direitos sobre o que você exibe em seu site. Preços disponíveis mediante solicitação.

      http://www.daylife.com/






    6. Sphere



      Sphere é uma plataforma de sindicação de conteúdos que permite que você espalhe o seu conteúdo em sites de muito tráfico e aumente a visibilidade do seu website. Quer seja um editor grande ou pequeno, você pode distribuir o conteúdo pertinente automaticamente para vários parceiros de distribuição, como a Newsweek, The Wall Street Journal, Reuters, etc. Os editores grandes podem integrar artigos contextuais, referenciais e vídeos dentro de sites de terceiros ou tirar proveito de um widget, interativo redistribuído. Os pequenos editores só podem usar o widget de inserção para compartilhar seu conteúdo. Você também pode usar o widget automatizado dentro de seu próprio blog para fornecer conteúdo relevante para seus leitores. O widget é gratuito e otimizado para as principais plataformas de blogging como o WordPress, MovableType, Blogger, TypePad, e outras. Sphere também fornece um bookmarklet para instalar em seu browser que permite que você compartilhe rapidamente qualquer conteúdo relevante você deseja exibir dentro do widget colocado em seu website. Sphere tem parceira com agências de publicidade para implantar anúncios em seu site e pagar os custos do serviço. Se você é um anunciante, pode também ajustar suas campanhas de publicidade próprias e iniciar a implantação de publicidade em vários formatos dentro dos widgets. Os recursos avançados pagos estão disponíveis para personalizar a aparência e rastrear os widgets na web. Sphere publica o seu conteúdo sob um acordo não exclusivo.

      http://www.sphere.com/






    7. Newstex



      Newstex é uma plataforma de sindicação de conteúdos online que agrega conteúdo em tempo real na web e serve-o em seu site de acordo com o seu foco. A empresa agrega valor ao conteúdo recolhido pela adição de metadados, estoque, símbolos, palavras-chave e outros campos de categorização que tornam o conteúdo fácil de encontrar. Três serviços de distribuição estão disponíveis: Blogs On Demand, News On-Demand e Video On Demand. Cada serviço coleta automaticamente posts contextuais, notícias e vídeos para exibição em seu site e envolve seus leitores. Você também pode enviar seu próprio conteúdo para distribuir en outros sites. Quando o conteúdo enviado pela Newstex for aprovado, a empresa permite que os distribuidores de conteúdos importantes, como a Amazon, a LexisNexis, Reuters, etc republiquem e distribuam o seu conteúdo aos seus clientes usuários finais. Além disso, cada vez que um usuário final comenta em seu blog, você ganha um royalty de 30% da receita bruta com base na sua participação no pool de royalties para cada produto, suas mensagens estão incluídos no conteúdo servido pelo Newstex é editorialmente revisto antes de postar. Newstex não retém os direitos sobre o conteúdo agregado e publicado em sites de terceiros. Nenhum recurso de analytics está disponível. Contacte um representante Newstex para informação sobre preços.

      http://newstex.com/

     

    Originalmente escrito por e publicado pela primeira vez na MasterNewMedia.

     

    Robin Good e Daniele Bazzano -
    Reference: MasterNewMedia [ leia mais ]
     
    Comentários dos leitores    
    blog comments powered by Disqus

     

     


     

    Feed RSS de Notícias Diárias

     

     

    Curated by

    Publisher MasterNewMedia.org - New media explorer - Communication designer

     

     


    Real Time Web Analytics