english   italiano   español
 
4 June 2012

Design De Sites E Desenvolvimento Web: As 20 Melhores Práticas

Há algum tempo, comecei a melhorar o desenvolvimento e o design do meu site e compartilhar esse conhecimento com os visitantes. A maioria dos projetos e dos artigos que criei ou escrevi ainda são populares na internet – The Web-Developer’s Handbook se tornou um dos sites mais populares desde que as pessoas começaram a favoritá-los, ele foi explorado, sublinhado (duas vezes), favoritado por mais de 8000 + 3770 usuários do del.icio.us; os artigos que se referem a esses projetos também apareceram no SiteProNews, Lifehacker, Zeldman.com, 456bereastreet, mezzoblue, stopdesign e outras 274.000 páginas da web.

design_de_sites.jpg
Crédito da foto: Hilary Quinn

O engraçado é que, conforme eu espalhava minhas ideias pela internet, eu não achava que o site fosse se tornar popular, subindo de posição nos motores de busca, muito menos que encontraria clientes na internet. A idéia básica era ajudar as pessoas. Antes de mais nada, ajudar a mim, mas também compartilhar o meu trabalho com pessoas que pudessem precisar de vez em quando. E, essencialmente, foi exatamente esta atitude que proporcionou e proporciona centenas de milhares de visitantes na minha página - por semana.

Já há alguns anos desenvolvendo websites, descobri alguns conceitos e ideias interessantes que me ajudaram a melhorar a qualidade do design web e das informações que apresento em minhas páginas.

Além disso, eu percebi alguns detalhes inteligentes nos quais não tinha prestado atenção antes. Adquiri uma visão do que significa a criação de websites e o que significa para fazer isso bem. Já que esta informação pode ser de interesse público, gostaria de compartilhá-la com você, apresentando os pontos principais na lista abaixo.


 

stockxpertcom_id85126_size350.jpg
Crédito da foto: Brandon Seidel

Bom, basicamente, as “20 Regras Para Um Desenvolvimento Web Inteligente De Sucesso" é o meu modo pessoal de selecionar as principais ideias e conceitos, que possam melhorar a qualidade e a popularidade do seu site e fornecer uma boa base para um desenvolvimento bem sucedido no futuro.

20 Regras Para Um Desenvolvimento Web Inteligente De Sucesso


  • 1. Respeite seus visitantes. Não tente forçá-los a ler o conteúdo das suas páginas. Deixe-os escolher e decidir o que querem ler. Se tiver algo a dizer, certamente encontrará quem te ouça. Falando com franqueza, você é tão bom como todo o mundo. Qual seria sua reação se entrasse em um site com uma dúzia de pop-ups e blocos de anúncios voando por todas as partes? É isso o que eu quero dizer.
  • 2. Anúncio ruim não é legal. Blocos de anúncios intrusivos podem melhorar os seus ganhos por um tempo, mas a longo prazo, não vão tornar o seu web site bem-sucedido. Na verdade, você não ganhará respeito e nem poderá explorar o potencial dos seus projetos assim. No entanto, se os anúncios combinam perfeitamente com o conteúdo principal e estão bem colocados na estrutura do site (devblog.de) não se preocupe. Além disso, assegure-se de que a sua reputação e os pontos de receita publicitária estejam garantidos. Denny Carl, do Devblog.de colocou anúncios do Adsense em blocos de texto na coluna da direita. Não dá nem para vê-los à primeira vista. E eles se encaixam perfeitamente com a estrutura do site.
  • 3. Informe e ensine os seus visitantes. Divida os seus pensamentos, ideias, experiências e conhecimentos com aqueles que necessitam ou talvez precisem do seu conselho. Assim que tiver consciência disso, você terá um instrumento poderoso para chamar a atenção do público para o seu trabalho, interesses e serviços. Além disso, se você compartilha conhecimentos valiosos com outros usuários, será respeitado e considerado como uma pessoa que sabe o que está falando.
  • 4. Desenvolva seu próprio estilo. Desenvolva suas próprias ideias. Deixe-se inspirar, mas não copie. É muito mais interessante descobrir que você é capaz de fazer aquilo que as outras pessoas também podem fazer. Explore a sua imaginação e curiosidade. Ideias velhas renovadas ou melhoradas são mais susceptíveis de atrair os usuáros do que ideias antigas copiadas.
  • 5. Respeite as normas. Pense nas pessoas. Não ignorar os os padrões da web o ajudará a poupar muito trabalho no futuro. Em pouco tempo, os padrões da web se tornarão um padrão na web e como criamos sites para as pessoas, é razoável passar algumas horas extra verificando o código e ajustá-lo às normas - no caso de não estar em conformidade com elas. Depois de fazer isso, você não precisará mais se preocupar com novas versões de browsers. Porque terá feito bem o seu trabalho. Legibilidade, acessibilidade, usabilidade. Se você os respeitar, estará respeitando os seus visitantes.
  • 6. Seja claro. Use marcadores. Não tenha medo de dizer o que você quer dizer. Ambigüidade cria uma distância desnecessária entre você e seus visitantes. Dizer precisamente, o que você quer discutir ou apresentar inicia um diálogo ativo com os seus leitores. Além disso, se você especificar o que está dizendo, terá mais provavelmente um feedback ou uma resposta para a pergunta que você tiver feito.
  • 7. Odeie o Internet Explorer o quanto quiser, mas não ignore os seus usuários. Não desenvolva o código do seu site para alguns navegadores em especial ou resoluções especiais. Pelo contrário, ajuste o código para o Internet Explorer como o faz para os demais navegadores. E embora eu, pessoalmente, tento evitar os hacks, às vezes, não é possível -, no entanto,fazer cortes para um navegador deve ser a última opção. Pode ser que o Internet Explorer não seja o melhor navegador do mercado, mas ainda é usado por mais de 85% dos usuários da web. Veja regra # 1.
  • 8. Preocupe-se com o seu conteúdo. Ao desenvolver um site, tente torná-lo informativo, interessante e bem apresentado. Não se esqueça de que os visitantes se lembrarão de tudo. Se oferecer um link redirecionando para uma página web inadequada, sem a devida descrição do que está escondido por trás dele, nunca mais os verá novamente. Código é poesia, o seu conteúdo é prosa.
  • 9. Não se preocupe com os web crawlers e com a otimização do SEO. Não pense em palavras-chave - muito mais importante é o que o seu web-site tem para oferecer. Melhorar a sua posição nos motores de pesquisa levará muito mais tempo do que escrever um artigo útil no seu blog. Além disso, se você se considera especialista em SEO, você sabe que terá que otimizar o seu site na Web o tempo todo a fim de obter melhores resultados nos motores de busca. Por outro lado, se você publicar um artigo, ele (espero) estará disponível, desde que seu site exista. Portanto, você só terá que escrevê-lo uma única vez.
  • 9a. Evite práticas mal feitas de SEO e PR. Otimização mal feita de SEO (troca de links com todos os sites possíveis na rede, colocando o link em link farms, etc), mais cedo ou mais tarde, levam o seu site a ser proibido pelos principais motores de busca. Os algoritmos que os motores de busca usam estão melhorando o tempo todo, portanto, seus esforços terão sido em vão e você correrá o risco de se deparar com um Pagerank 0, acima de todos os resultados possíveis com os quais você nunca poderia competir. Além disso, se a sua reputação estiver em baixa, será extremamente difícil conseguir uma boa posição no topo da comunidade dos desenvolvedores da web.
  • 10. Faça contato, mas não faça spam. Deixe que quem estiver interessado no seu conteúdo, esteja ciente dele. Defina primeiro o seu objetivo e clientela em potencial. Depois, veja com atenção quem pode se interessar pelo seu serviço. Pense nos sites que valem a pena visitar. Entre em contato apenas entre em contato com os autores destes sites, descrevendo as vantagens dos seus serviços. No entanto, tenha em mente que você não está escrevendo para um web crawler, mas para um ser humano, que pode decidir se quer compartilhar isso com seus leitores ou não, ou - mais importante - visitar o seu site ou não. Seja discreto, não não envie um link, envie um convite com uma boa descrição do que torna o seu web-site diferente de projetos similares. Certifique-se que a pessoa para quem você está escrevendo percebe que pode ser útil para os visitantes do seu site. Mas, novamente: Lembre-se que você não faz isso por dinheiro, mas para as pessoas. Não faça spam, não anuncie, ofereça um conteúdo útil.
  • 11. Escreva, publique, fique à vontade para perguntar. Há sempre vários desenvolvedores web que fizeram, fazem ou farão a mesma pergunta que você agora. Não hesite em perguntar, não hesite em descobrir. Quanto mais inteligente a sua pergunta, mais chances terá de ser respondida, de modo que mais pessoas irão encontrar seu site através dos motores de busca.
  • 12. Responda seus e-mails imediatamente. Faça contato com seus clientes em potencial o mais rapidamente possível - não deixe um e-mail ficar na sua caixa de entrada por mais de 12 horas. Não envie mensagens de auto-resposta. A pessoa que escreveu para você sabe que te escreveu. Portanto, não faça outras pessoas perderem o seu tempo do mesmo jeito que você não quer que aconteça com voce. Em vez disso, tente causar uma boa impressão na pessoa que entrou em contato com você. Responda com confiança, de forma profissional, amigável e aberta, não faça promessas, mas - de novo - não hesite em perguntar.
  • 13. Use as vantagens da Web Semântica. Pratique o Tagging, o máximo que puder. Não tenha medo de mencionar o seu site em redes sociais, como o diHITT, Ocioso e centenas de outros gestores de bookmark social. No entanto, escolha as etiquetas com cuidado. Os visitantes virão. E se as etiquetas forem escolhidas racionalmente, mais visitantes virão. Você pode também incentivar os visitantes a marcarem seus artigos em serviços de bookmarks social.
  • 14. Faça conexões. Desenvolvedores web criativos sempre estão respaldados por CSS, galerias e blogs de programadores. Alguns deles são mencionados aqui.
  • 15. Pense em termos globais. O conteúdo do seu site pode não ser atraente regionalmente, mas as fronteiras da Web são vagas e pouco visíveis (se é que existem), então por que não enviar a sua mensagem do mundo? Não há necessidade de procurar um nicho novo perto de você, se você tem possibilidades quase ilimitadas em todo o mundo.
  • 16. Nunca comprometa seus princípios. Discuta a forma como um site deve ser apresentado ou desenvolvido, respeite seus clientes e seus pontos de vista. Mas tenha em mente que você é realmente a pessoa que desenvolve o site. Não faça apenas o que lhe dizem para fazer. Corrija os erros se perceber que seu cliente está errado. Seja profissional - no final o seu objetivo é criar um site para os usuários, e não para seus clientes.
  • 17. Fique em contato. Mantenha-se informado sobre o que está acontecendo na rede. A web está se desenvolvendo rapidamente e novas ideias são compartilhadas imediatamente. A melhor maneira de ficar "sintonizado" - é claro - é usando um feed RSSs de blogs populares em desenvolvimento. No entanto, revistas de design gráfico e desenvolvimento web, como AListApart, BoxesAndArrows, Digital Web Magazine, Poynter, Layers Magazine, Graphics.com também merecem leitura diária.
  • 18. Aprenda a lidar com a criatividade. Se procura alguma ideia nova, tente navegar por fóruns de desenvolvimento, centrando a sua atenção no que outras pessoas estão procurando. Por exemplo, o Sitepoint.com é um recurso, que é visitado por milhares de desenvolvedores web todos os dias. Outra opção é ... bom, fazer uma pausa.
  • 19. Torne a web mais bonita. Ter um CSS, claro, legível e design inteligente é lindo. Como você pode resistir a isso? Faça parte de concursos abertos, tais como CSS Table Gallery, CSS Zen Garden, Comment Design Showcase, Form Assembly Garden, sIFR Beauty Showcase. Assim, você torna a vida dos outros desenvolvedores mais fácil, mostrando o seu estilo e experiência.
  • 20. Esteja ciente do poder da web. Vocês estão criando a web, portanto, tem a palavra. Apoie projetos, o que parece ser importante para você e tem que ser apoiado, porque vale a pena lutar pelos seus objetivos. Makepovertyhistory.org é um grande exemplo disso.

stockxpertcom_id85130_size350.jpg
Crédito da foto: Sun Jeng Tan

As regras mencionadas acima não trarão sucesso algum para você, se não acreditar no que faz e explorar a sua criatividade.

Toda idéia pode ser o única.

Vitaly Friedman é um jovem web designer muito talentoso e especialista em desenvolvimento web. Vitaly escreve e pesquisa desde os 14 anos e hoje seus sites e artigos são um testemunho vivo da qualidade e ética de seu trabalho. Saiba mais sobre Vitaly através do seu CV e bio.

 
Comentários dos leitores    
blog comments powered by Disqus

 

 


 

Feed RSS de Notícias Diárias

 

 

Curated by

Publisher MasterNewMedia.org - New media explorer - Communication designer

 

 


Real Time Web Analytics