english   italiano   español
 
4 June 2012

Website Usability Testing: Guia Com As Melhores Ferramentas E Serviços Para Testes De Usabilidade

Testes de usabilidade para sites identificam uma metodologia precisa dedicada a descobrir bugs, idiossincrasias e ambiguidades específicos na forma em que o design de websites causam impacto no uso, legibilidade, navegação, e experiência do usuário efetivos do seu site. Neste guia da MasterNewMedia, você poderá encontrar as melhores ferramentas gratuitas de teste de usabilidade disponíveis do mercado.

teste_de_usabilidade.jpg
Mapa de calor da homepage da MasterNewMedia criado por Feng-GUI

Testes de usabilidade de sites (do inglês, "website usability test")são de fato um componente crítico de qualquer estratégia eficaz de publicação online. Quando utilizados corretamente, os testes de usabilidade permitem a digitalização de forma eficaz e rápida para identificar quais são as questões cruciais a serem abordadas no seu veículo de publicação online que podem melhorar a legibilidade, o tempo que os visitantes gastam no seu site ou a capacidade de transformar ofertas de produtos e serviços em conversões reais.

Na verdade, de que adianta oferecer conteúdo valioso se os leitores não conseguem descobri-lo, compartilhá-lo e dar um uso eficaz a ele?

Para fazer seu site ter "uso" imediato, deixe-me compartilhar com você primeiro um simples conjunto de tarefas básicas a seguir para começar a testar e rever a usabilidade do seu próprio site:

  1. Identificar um objetivo fundamental: Provavelmente, você tem múltiplos objetivos para o seu site. O primeiro passo é focar no mais crítico. Vendas? Tráfego? Ele trata de ajudar as pessoas a encontrar algo?
  2. Usar Personas: Criar perfis de usuários típicos para melhorar o foco sobre as eventuais necessidades e expectativas de um grupo-alvo. Seu site é dirigido a especialistas de uma área ou ao público geral? Você quer atrair fiéis leitores ou visitantes acidentais? De que idade / sexo / localização são os usuários?
  3. Dar continuidade a tarefas críticas: Depois de identificar seus objetivos e criar (perfis de usuários típicos), você quer que seus amigos, leitores ou voluntários exerçam as funções críticas do seu site para identificar áreas de melhoria e pontos fracos. Eles estariam no processo de venda direta? Será que as pessoas conseguem baixar seu conteúdo com facilidade? É possível compartilhar seus posts facilmente em mídias sociais?
  4. Coletar dados: Enquanto os usuários executam ações específicas em seu site, você precisa observar e anotar através de um relatório as áreas específicas que fazem os visitantes pararem, voltarem ou ficarem confusos em relação ao que veem. Melhor ainda, você pode usar uma ferramenta de usabilidade dedicada à coleta de dados absolutos ou relativos que podem ajudar a caracterizar o comportamento dos seus leitores.
  5. Revisar a sua análise: Depois de coletar os dados, você precisa agrupá-los com etiquetas, de forma clara, (ou seja, layout, navegação, fluxo funcional, tratamento de erros, etc), para que possa facilmente rever e analisar toda essa informação e, em seguida encontrar a estratégia ideal para fazer a sua melhoria.

Agora que você sabe quais são os principais passos necessários para iniciar um teste de usabilidade no seu site, o que você realmente precisa é saber quais ferramentas ou serviços estão disponíveis no mercado, para colocá-las em prática e dar o suporte, acelerar e organizar de modo muito profissional as suas tarefas.

Mas como identificar e escolher a ferramenta mais adequada de testes de usabilidade para sites para suas necessidades, nível de competência e orçamento específicos?

Para ajudar você a começar agora mesmo, este guia fornece um conjunto de opiniões individuais, um quadro comparativo e um mapa mental abrangente para ajudá-lo a selecionar a ferramenta ideal gratuita de website usability testing.

Por favor, note que estas ferramentas gratuitas de teste de usabilidade tem uma gama limitada de recursos. Por exemplo, não permitem que você grave a tela dos testadores ou compartilhar a tela nas sessões ao contrário do que oferecem as soluções profissionais de teste de usabilidade como TechSmith Morae, que será analisados em um guia separado da MasterNewMedia.

Agora que você já sabe sobre tais limitações, veja abaixo os critérios de seleção específicos utilizados para comparar estes diferentes serviços:

  • Abordagem de teste: a) Teste a usabilidade do seu site, convidando usuários específicos a compartilharem suas opiniões, b) analise os dados analíticos e estatísticos.
  • Analytics : Gere dados analíticos automaticamente em cada ferramenta para teste de usabilidade, a fim de avaliar a qualidade do design e interface do usuário do seu site.
  • Visualização do comportamento do usuário: Visualize o comportamento de seus visitantes, analisando em que clicam ou olham (através do rastreamento do mouse) no seu site e qual caminho seguem para exercer tarefas específicas.
  • Relatório de usabilidade: Gere um relatório abrangente, que contém todos os dados coletados pela análise do teste de usabilidade.


 

 

 


Ferramentas De Teste De Usabilidade - Tabela Comparativa


*O Google Website Optimizer, o Google Analytics e o Yahoo! Web Analytics não são ferramentas próprias de teste de usabilidade de sites. No entanto, decidi incluir também essas ferramentas na comparação, para que você possa usá-las para coletar informações valiosas sobre o comportamento do usuário.

 



Ferramentas Gratuitas De Teste De Usabilidade



  1. Usabilla

    Usabilla é uma ferramenta de testes de usabilidade gratuita que ajuda a analisar e melhorar o design do seu site. Com Usabilla, você pode acompanhar e visualizar cliques de usuários e também realizar uma análise qualitativa fazendo a usuários únicos perguntas específicas como: "Qual elemento desta página atrai mais?". Ao longo de todo o processo, seus usuários podem fornecer por escrito comentários sobre componentes específicos de qualquer conteúdo ambíguo ou o que eles acham difícil de utilizar. No final do teste, você recebe um relatório detalhado que coleta todos os dados e impressões obtidas. Usabilla está disponível em 16 idiomas diferentes.


    http://usabilla.com/





  2. Loop11

    Loop11 é uma ferramenta de testes de usabilidade que envolve usuários reais para analisar e rever o seu site. Loop11 é gratuito para um teste de usabilidade, você só precisa fornecer uma tarefa simples para um usuário e em seguida, deixar que o Loop11 monitore e visualize a interação do usuário. No final da sessão, você pode acessar relatórios detalhados que mostram a taxa de conclusão da tarefa, o tempo gasto em cada uma e páginas, caminhos e análise detalhados mostrando o caminho percorrido pelo usuário.

    http://www.loop11.com/





  3. Fivesecondstest

    Fivesecondstest é uma ferramenta gratuita para executar testes de usabilidade em seu site com o objetivo de que você possa identificar ambigüidades ou problemas de design de interface. É possível fazer o upload de uma imagem nas páginas da web e, em seguida, solicitar aos usuários que participem dizendo o que mais gostaram ou pedindo que eles cliquem em partes específicas do seu projeto e compartilhem suas opiniões. Você pode contar com convidados ou tornar público o seu projeto para a avaliação do usuário aleatório. Depois de terminar o teste de usabilidade, você recebe um relatório detalhado para analisar os resultados. Não permite anotação ao vivo.


    http://fivesecondtest.com/





  4. Google Analytics

    O Google Analytics é uma solução de web analytics gratuita que você também pode usar para testar a usabilidade do seu site. Ao ganhar insights automatizados e dados sobre seus usuários e o comportamento de navegação, você pode gerar relatórios personalizados que irão ajudá-lo a avaliar se o site é realmente útil e fácil de navegar. Pode até mesmo melhorar todos os gráficos de dados e do Google Analytics utilizando notas escritas que ajudarão você a se concentrar em produtos específicos ou conjuntos de dados. O Google Analytics requer uma conta do Google.


    http://www.google.com/analytics/





  5. Google Website Optimizer

    O Google Website Optimizer é um teste de usabilidade de site e uma ferramenta de otimização que podem ajudar a melhorar o design do seu site. O Google Website Optimizer pode ajudar você a comparar e testar diferentes layouts de site, mostrando cada um em um grupo separado dos visitantes. Dessa forma, você pode analisar quais elementos de design específicos dentro de suas páginas levam as maiores taxas de conversão e a necessidade de serem melhorados. O Google Website Optimizer requer a inscrição de uma conta do Google. Não disponibiliza analytics.


    http://www.google.com/websiteoptimizer/





  6. Yahoo! Web Analytics

    O Yahoo! Web Analytics é um serviço online gratuito de análise que você também pode usar para fins de teste de usabilidade. Com o Yahoo! Web Analytics, você pode coletar insights sobre a demografia de seus usuários e interesses, e depois aproveitá-los para melhorar o design e interface do seu site. Você também pode medir as conversões do site através da visualização do comportamento de usuários com ações específicas realizadas em suas páginas da Web e gerar relatórios personalizados para coletar e analisar os dados. Notas interativas também podem ser adicionadas aos seus gráficos e estatísticas. O serviço requer uma conta no Yahoo!.


    http://web.analytics.yahoo.com/

 
Comentários dos leitores    
blog comments powered by Disqus

 

 


 

Feed RSS de Notícias Diárias

 

 

Curated by

Publisher MasterNewMedia.org - New media explorer - Communication designer

 

 


Real Time Web Analytics